"Araruama" RIO 40°, RJ, Brazil
"Aqui você vai encontrar várias receitas deliciosas e super fáceis de fazer, claro, também terão as que serão mais difíceis um pouquinho, mas nada que com calma e amor você não tire de letra, caso tenha aqui alguma receita postada indevidamente ou esteja faltando os devidos créditos, por favor me avise que assim que possível corrigirei; Agora entre, fique a vontade, fuxique, copie, repasse e óbvio, comente, deixe-me seu recadinho!!! bjim doce da Cris Beoni

22 de outubro de 2011

Pão de queijo

recebido por e-mail, desconheço a autoria.



Rendimento: cerca de 45-50 unidades, depende do tamanho.
Baseada em Pão de Queijo Uai, Sô!

Ingredientes

•300g de polvilho azedo
•500g de fécula de mandioca ou polvilho doce
•25g de sal (leia a observação)*
•30g de manteiga
•110mL de óleo milho/canola
•550mL de leite integral
•5 ovos pequenos
•440g de queijo minas padrão ralado (ralo fino) OU queijo colonial
•220g de queijo parmesão ralado (pode ser a peça ralada ou de pacote)
Utensílios: batedeira, de preferência, planetária.
Grau de dificuldade: não é difícil, mas requer força bruta! Explicações mais tarde.

Modo: peneire todos os secos (polvilho azedo, fécula e o sal). Principalmente o polvilho azedo, havia vários grânulos duros no meio, e na fécula alguns flocos estranhos. Reserve.

Misture todos os líquidos (leite e óleo),a manteiga e deixe ferver. Após, acrescente está mistura aos secos vagarosamente e mexa.

Para bater, pode ser manualmente com uma colher/garfo (vai estar bem quente) ou na batedeira planetária. É uma massa pesada! Bem pesada, diga-se. Continue batendo até esfriar! Deve ficar bem uniforme, macia e sedosa. A melhor comparação é com massa de biscuit.

Quando ficar morna, ou seja, consegue colocar a mão sem se queimar. Agora é hora de acrescentar os ovos. Parece que eles não serão absorvidos, mas vão. Com calma e paciência (sempre), coloque um por um, misturando sempre. Em seguida, os queijos. Parece muito queijo, mas a massa aguenta e absorve tudo.

A massa fica pegajosa quando pronta, então, para fazer as bolinhas é preciso passar óleo nas mãos. Unte a assadeira, distribua as bolinhas, leve ao forno médio (pré-aquecido em 180°C) por 25-30 minutos.

Observação
- Queijo parmesão: caso compre a peça, deixo a dica de processá-los ao invés de ralar. É mais fácil.
- Queijo colonial / minas padrão: sugiro que rale ao contrário do parmesão. Como são queijos mais macios, ao processar pode virar uma massa compacta e pode interferir na hora de adicionar na massa.
- Sal: caso utilize algum queijo mais salgado, como o colonial, a quantidade de sal irá diminuir bem. No caso do colonial, a quantidade vai para 16g de sal. Mas recomendo que coloque aos poucos e experimente a massa.
- Preço: A página da receita indica que o custo seria de R$12, isso em 2007. Na época em que publiquei o artigo havia comentado que o valor estava fora dos padrões, uma vez que só a quantidade de queijo pedida ultrapassa esse valor. De qualquer maneira, o custo pode variar de acordo com o queijo utilizado. Dentro de todos os ingredientes, este será o de maior valor pela quantidade pedida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá...e ai têm alguma sugestão, elogios etcs?
Então diga-nos, leva só uns minutinhos!